MOSAICO DO VINI

Muitas vezes um caquinho não tem significado, mas junto com outros pode compor uma bela imagem

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

8 JANEIRO 2013 (Kita, Laura)


Pessoal, em primeiro lugar gostaria de desejar um ano repleto de felicidades, amor e sucesso. Que mais famílias tenham a oportunidade que a nossa teve de ter vocês presentes em nossas vidas.
E segundo me desculpar pela ausência de contato, nos últimos meses  acabei focando em questões profissionais e não consegui consilhar as atividades no quarto da alegria.
Mas esse ano promete, nosso menininho está muito esperto, já fala frases, está mais independente, começando a alfabetização e sociabilização. Mas o caminho é longo e temos muito trabalho pela frente.
Começou na escola de natação junto com o Adriano no clube do Remo, está sendo muito bom, os dois estão adorando. O Vini fala o tempo todo "escola de natação" com uma voz muito linda.
As aulas de natação  ocorrem terça, quarta e sexta das 9:00 as 9:40h, então temos que nos organizar nesses horários. Esse tipo de atividade é importante para ele, e por isso coloquei tres vezes por semana.
Temos também que marcar uma reunião pra discutirmos as novas metas e apresentação da ultima avaliação do estágio dele.
Peço a Emmanuelle que me apresente o relatório Son rise antes da reunião para nos preparamos melhor. Peço também a Laura um relatório de desenvolvimento com sugestões para trabalharmos nas próximas metas. Ainda não tenho datas mas gostaria que fosso logo.
Um grande beijo e abraços para todos
Kita


Kita, obrigada!!! É uma honra pra mim participar da vida de vcs. Desejo que 2013 seja um ano de muitas realizações e conquistas pra vcs, assim como foi 2012. 
A evolução do Vinícius no ano passado foi enorme...muitas frases!!!! Mas muitas coisas ainda precisam ser trabalhadas, e estamos aqui pra isso mesmo! 
Preciamos nos reunir, sim! Eu topo! Se for num sábado, melhor! :)
Beijinhos
Laura Maria

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

NOVEMBRO 2012 (Kita e Alexandre)

Se eu acreditasse em tudo que ouvi nestes ultimos anos sobre as limitações que uma pessoa com autismo clássico de moderado a grave apresenta, meu filho não estaria como está hoje. Acreditamos em uma abordagem educacional responsiva e investimos nesta idéia, ele está terminando o primeiro ano e já está iniciando a alfabetização. Está unindo silabas para formar as palavras e a cada dia que passa nos ensina a superar nossas proprias limitações.

NOVEMBRO 2012 (Kita e Alexandre)

Vinícius e Adriano
Passeio da escola pelo centro histórico de Belém, PA

Vinícius, Inha e Adriano no cinema. Foi a primeira vez que o 
Vini viu mais de 50% de um filme!

Katty Perry e Jodi Dueto "Firework"




Katy Perry faz dueto de ‘Firework’ com menina autista; Assista o vídeo

A pequena Jodi DiPiazza é autista e com o incentivo de seus pais e professores, desenvolveu seus talentos na música.
Jodi é apaixonada por Katy Perry... Veja matéria na íntegra neste Link

Duelo

Repassado por Laura Miglio (14 NOVEMBRO 2012)

Inesquecível ! Fantástico momento ! A CENA (REAL) QUE MARCOU O FILME O filme *Amargo Pesadelo* estava sendo rodado no interior dos Estados Unidos. O diretor fez a locação de um posto de gasolina nos confins do mundo, onde aconteceria uma cena entre vários atores contracenando com o proprietário do posto onde ele também morava com sua mulher e filho. Este último era autista e nunca saía do terreno da casa. A equipe parou no posto de gasolina para abastecer e aconteceu a cena mais marcante que o diretor teve a felicidade de encaixar no filme. Num dos cortes para refazer a cena do abastecimento, um dos atores, sendo músico, sempre andava acompanhado do seu instrumento de cordas, aproveitando o intervalo da gravação e já tendo percebido a presença de um garoto que dedilhava um banjo na varanda da casa, quando aproximou-se e começou a repetir a sequência musical do garoto. Como houve uma '*resposta musical*' por parte do garoto, o diretor captou a importância da cena e mandou filmar. O restante vocês verão no vídeo. Atentem para alguns detalhes: - - O garoto é verdadeiramente um autista; - - ele não estava nos planos do filme; - - A alegria do pai curtindo o duelo dos banjos ... dançando; - - A felicidade da mãe captada numa janela da casa; - - A reação autêntica de um autista quando o ator músico quer cumprimentá-lo. Vale a pena o duelo, a beleza do momento e, mais que tudo, a alegria do garoto. A sua expressão. No início está distante, mas, à medida que toca o seu banjo, ele cresce com a música e vai se deixando levar por ela, até transformar a sua expressão num sorriso contagiante, transmitindo a todos a sua alegria. A alegria de um autista, que é resgatada por alguns momentos, graças a um violão forasteiro. O garoto brilha, cresce e exibe o sorriso preso nas dobras da sua deficiência, que a magia da música traz à superfície. Depois, ele volta para dentro de si, deixando a sua parcela de beleza eternizada por acaso no filme *Amargo Pesadelo* (Ano: 1972).


sábado, 1 de setembro de 2012

31 AGOSTO 2012 (Kita)


Olá a todos
 
vou fazer um breve relatório sobre as metas cumpridas e as que ainda estamos trabalhando com o Vinícius.
 
Trabalhamos com as perguntas: Onde está? Você quer o que? Respostas completas: está no armário, está no banheiro...Essa meta ele já adquiriu.
 
Sílabas: Cla, cle , cli....não adquiriu...temos que continuar a trabalhar nesta meta.
 
Ler sílabas: atualmente ele  reconhece palavras através da memorização  e sabe o significado da palavra; também lê as palavras juntando as letras e não silabas.
META: estimular a leitura de silabas para formar palavras. (no quarto tem jogos novos que ganhou de aniversário).
 
Falar as frases corretas: ele tem falado muitas frases com duas palavras. p.e.: queio come (=quero comer); acoda papai (acordar papai); joga ipad (=jogar ipad)...
META: estimular falar essas frases de forma clara.
 
Novas do Vinícius: Se vocês ouvirem ele fala iélo (=yellow); red (=red), blu (=blue)....ele está aprendendo as cores em inglês em um jogo do ipad, e ele compreende que é outra língua.
 
Está super interessado na formatura que ocorrerá no final do ano. Estamos estimulando ele a participar da sua formatura, que ele normalmente não participa em função do barulho do microfone. Temos feito brincadeiras através de desenhos, teatro, fantoches. Nesta brincadeiras sempre aparece o microfone como uma coisa muito legal.
 
Coisas do Vinícius: começou a cheirar nossa cabeça e coloca o ouvido em nossa boca...não sei qual é a moral mas já se tornou obsessão, então devemos pedir para ele não fazer.
 
Beijos a todos
Kita

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Um aluno autista, na escola

A experiência de Matheus, um aluno autista, na escola

A história de Matheus Santana da Silva, 14 anos, autista. Ele estuda em uma turma regular de escola pública em São Paulo desde a 1a série.