oies,
hoje foi nosso primeiro dia com o Vinícius depois do treinamento e aperfeiçoamento. Acho que nem preciso dizer que a mudança foi grande. Primeiro em relação a nossa atitude, e consequentemente as atitudes do Vini. Com certeza estamos observando (e entendendo) mais o Vini, percebendo a hora de avançar, de solicitar, de comemorar, de juntar, ou seja, percebendo e respeitando o momento.
A Juliana acha que ainda é muito cedo pra colocar dois facilitadores no quarto junto com o Vini, mas excepcionalmente hoje, por conta da mudança no nosso horário e como uma “despedida” (da nossa parceria) resolvemos entrar nós dois juntos (eu e o David), no quarto.
Hoje, ele como sempre começou “mandando” desenharmos “os de sempre” (pirulitos, picolés, lápis), e nós como sempre desenhando, associando as cores com frutas/sabores, e adicionando o diferencial (a tão comentada ação motivadora). Por exemplo, quando desenhei objetos na cor azul eu associava a “água” e toda vez que tocávamos no desenho fazíamos som de água (chuáááááá chuááááá) e gestos teatrais de água/ondas. Ele meio que estranhou no momento, afinal isso não fazia parte do roteiro “pré estabelecido” de sempre, rs. Foi pro pula-pula e deu uma isolada rápida, voltou pra mesa e continuamos os desenhos, e em alguns momentos tocávamos nos desenhos azuis e imitávamos água. … Depois de idas e vindas ao pula-pula, não demorou muito para ele tocar nos desenhos azuis e esperar nossas “palhaçadas”, inclusive com participação dele apontando para a água na prateleira e ele mesmo fazendo sonoplastia dos chuááás. Muito engraçado.
Percebemos ele falando o normal, mas gesticulando um pouco mais, apontava sempre para a prateleira, com palavras não muito claras, mas a gente sempre respondendo e ele sempre aberto para alguma brincadeira. Num momento ele pediu pra desligar o ar condicionado.
O máximo foi quando ele apontou para as bexigas e disse claramente “balão”, e fomos brincar de encher enquanto ele soltava os balões. Depois amarramos um balão, formamos um circulo e ficamos jogando uns para os outros o balão, a gente jogava com a mão, com os pés, com a cabeça e ele curtindo e entrando na brincadeira mesmo.
Teve uma hora que ele pediu a bateria, então decidimos desenhar a bateria e ficamos tocando a bateria fictícia no papel, fazendo os barulhos com a boca. Ele entrou na brincadeira de boa, imitando os sons da bateria com a boca também, conforme batíamos nos botões desenhados, inclusive o Vini imitou o som do prato da bateria (tchiiiiiii...hilário). Só que depois ele encontrou a bateria real, daí tivemos um longo momento de isolamento, entretanto, no final ficamos dançando com a bateria tocando de verdade (!). E pediu pra religar o ar condicionado, ainda bem pois estava o maior calor, rs.
No final do horário ficou interessado num livro de ligar os pontos, alfabeto com animais/objetos. Apontou e falou direitinho “abelha” e ficou interessado nos demais desenhos. Ainda, brincou de dormir e acordar no colchão, massagens, ligar figuras no caderno, ele desenhou e escreveu oi, ai, eu...
Ponto alto do Vini (eu acho): ver dois marmanjões “se juntar no isolamento” junto com ele. Ele ficou pulando no pula-pula e nós na frente dele. Ele fez uns olhões tão grandes de ver que nós dois (eu e David) estávamos pulando igual ele, que de repente o isolamento acabou virando brincadeira.
Ponto alto da Nancy: pedir para brincarmos com os balões.
Ponto alto do David: ser a máquina de desenho do Vini
dicas:
desenhos que ele pede sempre: pirulito, picolé, bermuda, camiseta, cocô, olho, cueca e os encontros vocálicos (oi, ai, eu..) coloridos. Lápis esta diminuindo, mas ele pede vez ou outra.
associações das cores: chocolate, nescau, lentinha, feijão, kiwi, limão, pepino, batata, banana, água, maçã, danone de morango, laranja, bergamota, uva.
ação motivadora de hoje: quando tocar no desenho com a cor azul = balançar e fazer barulho de água.
beijos e abraços,
Nancy e David
Nenhum comentário:
Postar um comentário