MOSAICO DO VINI

Muitas vezes um caquinho não tem significado, mas junto com outros pode compor uma bela imagem

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

27 SETEMBRO 2010 (Kita/Juliana)

Oi Pessoal
reencaminho uma mensagem da Juliana. Escrevi para ela pedindo orientação sobre o comportamento de jogar coisas na piscina, e abrir tampas do banheiro (manias que ele havia perdido).
abaixo a resposta
abraços
Kita

Oi Juliana 
obrigado pelo relatório, já repassei para todos voluntários. O Vinicius está ótimo e acredito que ele esteja entrado em uma fase de transição, algumas manias voltaram, como jogar objetos na piscina (celular),  tirar a tampa do banheiro e girar objetos,  mas ao mesmo tempo ele começou a falar frases espontaneamente, está cantando muito, e várias partes da musica ele fala palavras completas. Você tem relato deste tipo de comportamento após uma mudança de atividade?
Os voluntários estão muito empolgados e a cada dia eles me falam algo que o Vini fez de novo. O mais incrível aconteceu na quinta passada, ele brincou de fazer bolo com as panelinhas, mexeu, colocou no forno (brinquedo), ligou o fogão, depois tirou o bolo da forma, comeu e ofereceu um pedaço para a Cida (voluntária). Cida chorou é claro e eu também depois que ela me contou....
Grande abraços pra ti e toda equipe
Kita
20 de setembro de 2010

Oi Kita!!
Fiquei muito emocionada com a notícia de que o Vinícius está falando frases, está cantando, falando palavras completas e interagindo em atividades com jogo simbólico!! Parabéns ao Vinícius e a todos vocês!!!!
O Vinícius tem se desenvolvido lindamente, e isso graças a enorme dedicação da família e dos voluntários que têm desenvolvido um bonito e eficiente programa para o Vinícius!! Parabéns!!! Foi um privilégio poder ter atendido o Vinícius e ter conhecido todos vocês!
Kita, eu conversei com a Mariana sobre a tua dúvida em relação ao fato de algumas manias terem voltado a ocorrer, como jogar objetos na piscina (celular) e irar a tampa do banheiro e girar objetos. É muito comum acontecer de ao mesmo tempo em que a criança desenvolve várias habilidades sociais, cognitivas e acadêmicas, ela ficar bastante tempo isolada, e apresentar "manias". Isto não significa que a criança está regredindo. Estas "manias" e o período de isolamento é a forma que a criança encontra para descansar e recarregar as baterias. Na medida em que ela vai se desenvolvendo ( e isto é trabalho, é cansativo para a criança), mais ela precisa descansar. Aos poucos a criança vai aprendendo a descansar sem se isolar totalmente, aprende a descansar de maneiras mais "neurotípicas".
Kita, qualquer dúvida, estou a disposição!!
Será um prazer receber notícias do Vinícius e do Adriano! 
Grande abraço!
Juliana
25 de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário