O meu primeiro dia com o Vinícius começou bem. Ele olhou pra mim, pegou na minha mão e já foi me puxando para o quarto, para brincarmos. Depois a Nilda me disse que ele faz isso com as pessoas que chegam no primeiro horário. Acho que é um aspecto bastante positivo, pois demonstra que ele já está habituado com o quarto e espera pelo momento de brincar. Nesta manhã, o Vinícius estava bem concentrado. Eu levei uma revistinha da Turma da Mônica que tinha em casa e ele adorou. Folheou tudo e então, começamos brincando de palavras-cruzadas, pois me lembrei que a Kita disse que ele adora. Eu apontava para o número correspondente a uma certa palavra e ele dizia certinho. Então eu mostrava o desenho, completava a palavra e ia mostrando as letras para ele repetir. Vinícius estava realmente muito concentrado, tanto que percebeu que eu não tinha completado uma das palavras e quando eu tentava virar a página para mostrar outra brincadeira (tentei umas 3 vezes), ele apontava para o número 1. Foi então, que percebi que faltavam algumas letras, risos. 1X0 para o Vinícius. Depois comecei a fazer alguns desenhos para ele, reproduzindo os desenhos da revista. Então, eu apontava para o desenho da revista e dizia: este desenho é igual a este (me referindo ao desenho que eu tinha feito) e, então eu fazia o sinal de = entre os dois. Para minha supresa, ele assimilou rápido e repetiu a palavra igual para outros dois desenhos (a pronúncia não era perfeita, era mais ingual, mas deu para entender direitinho). No terceiro ele já não queria saber de repetir. Risos. Ainda na brincadeira de desenhar, ele colocava a minha mão sobre a revista para que eu fizesse mais desenhos. Quando eu não reproduzia tudo o que tinha no desenho da revista, ele colocava minha mão novamente sobre o desenho para que eu terminasse. Neste período que eu estava desenhando, ele estava bem feliz, sorrindo o tempo todo. Ainda na revista da Mônica, brincamos de formar palavras. Para tal tínhamos que escrever a primeira letra dos desenhos apresentados. Tinha lua, sol, nuvem, estrela. Vinícius, ainda bem concentrado, disse cada uma dessas palavras, se atrapalhou um pouco apenas para falar nuvem (=iuvem) e estrela (= estela), mas era perfeitamente entendível. Mas como haviam três nuvens desenhadas, ele não quis saber de repetir nuvem pela terceira vez! Mas mesmo assim, formamos a palavra. Depois eu fui apontando cada uma das letras e ele falava qual era em voz alta. Depois de folhearmos toda a revista, ele pegou o potinho de letras e o virou. Imaginei que ele fosse continuar brincando de letras, mas ele queria apenas a tampa! E começou a brincar de rodá-la! Me lembrei que a Kita disse que ele faz isto quando quer se isolar e fiz a mesma coisa. Peguei um peixinho amarelo (é um que parece uma cestinha) e comecei a girá-lo. O Vinícius achou mais legal e começou a girar o peixinho também. Depois achei um outro peixinho azul e comecei a girá-lo. Este girava mais que o amarelo e, ele o quis também. Revezamos entre girar o peixinho amarelo e o azul. Foi então, que comecei a jogar as letras no peixinho enquanto o mesmo girava. Ele adorava quando as letras caiam para fora. Ficamos um bom tempo nesta brincadeira. Volta e meia ele ia para o pula-pula. Brincamos também de pular na bola. E como ele gosta de ficar deitado sobre a bola, eu o empurrava pra frente e pra trás, o que o deixava bem contente. No final ainda comemos um lanchinho! O que posso dizer é que saí bem feliz de lá. O Vinícius me surpreendeu em alguns momentos. Ouvir o Vinícius dizer algumas palavras (sol, lua, iuvem, estela, números e letras), assimilar conhecimento rapidamente (dizer igual, logo após eu ter dito que os desenhos eram iguais) é além de motivador para cada um de nós que brincamos com ele, uma prova de que ele consegue vir até nós em alguns momentos, interagir.
Regiane
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