MOSAICO DO VINI

Muitas vezes um caquinho não tem significado, mas junto com outros pode compor uma bela imagem

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

04 OUTUBRO 2011 (Kita: carta à Mariana)2

Carta à Mariana

Oi Mariana
A mentira está bem engraçada, sempre é por uma vantagem, geralmente para a geladeira. Agora também quando vai dormir, ele quer ficar brincando no quarto, eu digo para ele que é hora de dormir, ele deita, fica quieto, em alguns minutos pede água... no inicio caia na lábia dele e ia buscar água. Quando voltava a luz estava acesa e ele pulando na cama, com aquela carinha sapeca.

A escola anterior tinha proposta Montessoriana e a atual utiliza o método Pitágoras. Como ele gosta muito de atividades de escrita, livros, jogos, ele se interessa muito pelas atividades propostas na escola atual. A Liliane, que estava na escola anterior, está acompanhando ele nesta também. Ela procura ajudá-lo fazendo a intermediação com a professora. Mas acho que ela precisa de mais capacitação e por isso a escrevi no workshop I, novamente. Ela tem muito potencial.

A escola anterior mantinha atividades muito restritas, como p.e. só faziam atividades em sala de aula, era quente, poucos atrativos, os exercícios eram sempre os mesmos e não do interesse dele. A professora tentava impor as atividades e algumas vezes não permitia que ele saísse da sala. Nos últimos temos ele andava muito irritado. Sempre procurei manter um bom dialogo com a escola, mas no final ficou muito desgastante pra mim, porque não via  nada acontecer efetivamente.

Uma coisa que acho interessante nesta escola, é que a professora escreve no quadro a rotina do dia, ele presta atenção. Tem ficado mais tempo na sala de aula, nunca é impedido de sair, as vezes quando a turma está muito barulhenta, ele pede para ir ao parque, e a Liliane leva.

A rotina é estruturada da seguinte maneira: chegada na sala dos alunos, tempo para confraternizarem; atividades escolares (uso de livro, folhetos, quadro), intervalo pro lanche, tempo na pracinha, volta à sala, roda de história. Terças aula de arte, quarta educação fisica (não participa por causa do apito), quinta informática.
Vejo que eles têm uma grande preocupação com o aprendizado da escrita, o que no caso dele, adora.

A professora faz um trabalho com as outras crianças para que eles se sintam responsáveis pelo Vini e ajudam ele a prestar atenção, quando é a vez dele de fazer algo, eles chamam o Vini. Na turma dele tem uma menina, com algum distúrbio que afeta a fala, a flexibilidade (birras quando contrariada). Ela é apaixonada pelo Vini, acho que é porque é o único que não diz pra ela que é linda, ela está sempre atrás dele, e as vezes ele aceita compartilhar atividades juntos.

Vou mante-la informada sobre todas as etapas desta estratégia para alcançarmos nosso Vini. Gostaria muito de colocar sua mensagem o blog do Vini (http://www.mosaicodovini.blogspot.com), você autoriza?

Não sei como será o tempo de vocês aqui em Belém durante o workshop, mas gostaríamos muito de recebê-los em nossa casa para uma confraternização.

Grande abraço pra ti e tua linda família
Kita

Resposta da Mariana
Boa tarde!
Agradeço pelas informações detalhadas sobre a rotina do Vini na escola. Acho que as estratégias que eu sugeri no email anterior poderão ser úteis. Por favor, mantenha sim contato para me informar sobre o processo de aplicação das estratégias.

Quanto à mentira, que delícia perceber que o Vini está desenvolvendo esta malícia social. Hoje em dia, se você pega a água para ele na hora de dormir, ele bebe? Se ele nem bebe a água, eu começaria a explicar para ele que se ele quer ficar acordado e não beber água, ele pode falar que quer ficar acordado. O que não significa que deixará de ser hora de dormir. Ele pode se expressar, mas você pode agradecer a clara comunicação e mesmo assim explicar que é hora de dormir. Abraços, Mariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário