MOSAICO DO VINI

Muitas vezes um caquinho não tem significado, mas junto com outros pode compor uma bela imagem

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

20 JUNHO 2010 (Emmanuelle)

Depoimento da Fonoaudióloga Emmanuelle Campos
Bem como eu já havia conversado com você eu gostaria de começar a exercitar dentro das brincadeiras e sempre que possível alguns fonemas. Estou fazendo algumas fichas do /X/, e vou tentar passar para a Jaque ou para a Enilda, pois elas sempre entram logo após a minha saída. Nessas ultimas sessões o Vini continua bem falante e cantando uma musiquinha quando quer ir ao vaso sanitário. cocoa cocoa...estou tentando quando ele canta essa musiquinha leva-lo ao banheiro. Na primeira sessão que ele cantou essa musiquinha não consegui estimulá-lo a ir ao banheiro comigo e ele acabou fazendo na cueca e chamei a Enilda para limpa-lo por que ele realmente não quis ir comigo. Com a Enilda ele foi tranquilo....achamos que ele estava com vergonha. Hoje eu consegui estimulá-lo a ir para o banheiro comigo. Foi um início. E hoje ele cantou uma musiquinha que sempre canto quando ele começa a ver o alfabeto, e cantou direitinho e a musica é um pouco longa. Comecei a listar todas as palavras que ele começou a falar por si só como contar de 1 a 10, falar as letrinhas do alfabeto, cores, palavras soltas como chocolate, pirulito, papel, calor, picolé entre várias outras. Não a informei sobre a avaliação do Vini então achei que seria uma boa hora para isso. E gostaria de saber se de repente com algum outro voluntário ele teria um desenvolvimento melhor. Fique livre para descordar ou acrescentar algo que ache importante.
1- Contato visual : Função: Algumas vezes o Vini começou a ultilizar o contato visual para chamar a atenção de objetos ou eventos do seu interesse. Hoje por exemplo, ele esticou os braços para que eu o carregasse e depois olhava para mim e olhava para o cesto de brinquedos que estava na prateleira. Depois que eu cheguei perto da prateleira ele esticava o braço para tentar pegar o cesto de brinquedos. Depois olhou e disse pega.  Então como já havia colocado como meta do estágio 3 anteriormente; Na avaliação dessa semana passarei para em desenvolvimento. 
2- expressões compartilhadas: Estágio 2 adquirido. E no estagio 3, alguns como metas e outros como em desenvolvimento. ex: apresenta períodos de atenção compartilhada com duração de 9 minutos ou mais. Na terça passada ele ficou quase toda a sessão sentado comigo na mesinha e ele participando da atividade com 100% dele. Dizendo o que queria que eu desenhasse, depois eu escrevia e ele passava o dedinho na palavra e falava novamente. Eu dizia e agora o que eu faço? e ele respondia. A maioria da sessão foi assim e nesta ele falou várias palavras espontaneamente. Foi maravilhosa. Frequência de interações por hora: 5 vezes ou mais. Em desenvolvimento, pois o tempo que o Vini passa em cada brincadeira ainda esta variando muito, digo isso, sem quebras. Interage em brincadeiras simbólicas (que utilizam a imaginação) Esta como metas a conseguir. Pede ajuda: esta em desenvolvimento, pois ele realmente pede para abrir ou para eu pegar algo mas ainda com o olhar, com gesto, muito raramente com palavras. Pode manter contato físico por 60 segundos ou mais: Adquirido. Em todas as sessões sempre tem um abraço e na maioria das vezes em conjunto com uma sustentação de olhares por um período longo. Inicia interação com contato físico e demonstração de afeto: adquirido
É capaz de ter simples interações com colegas: esta como metas
interage com dois adultos: coloquei como meta para o futuro; pois  por enquanto, sempre trabalhamos com uma pessoa somente no quarto.
Obs: Tem um tópico: amizades com colegas que seria interessante perguntar para a professora.
Como a avaliação é bem grande e os tópicos são bem partilhados...vou tentando te passar aos poucos as outras informações enquanto isso, se vc quiser acrescentar algo... estou esperando por sua resposta.
Emmanuelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário