MOSAICO DO VINI

Muitas vezes um caquinho não tem significado, mas junto com outros pode compor uma bela imagem

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

30 ABRIL 2010 (Naiara)


Kita, Alexandre e voluntários,
Hoje eu tive um dia mais que especial com o Vinícius!
Acredito que ele estava altamente conectado desde o início, por mais de 90% do tempo. Pra começar, ele me recebeu com muito entusiasmo, beijos e um abraço bem gostoso. Aliás, hoje, definitivamente, foi o dia dos beijos e abraços! Já tenho notado no decorrer das semanas que ele fica cada vez mais carinhoso, mas hoje foi algo fora do comum; o tempo todo me abraçando, me dando beijos no rosto e subindo no meu colo (diversas vezes eu nem solicitei, ele que já veio "me escalando" para ficar no colo). Ele estava requisitando bem a minha atenção. Brincamos bastante com as letrinhas, que ele mesmo me pediu para pegar apontando para prateleira e falando corretamente a palavra "letras". Na brincadeira, ele ia falando algumas palavras e eu ia tentando montá-las com as letrinhas (mamãe, papai, casa, algumas partes do alfabeto...), mas eu não encontrei todas as letras necessárias, então propus à ele que fizéssemos de papel com canetinha. As primeiras fiz mais ou menos do tamanho das letrinhas de plástico e só aquelas que estavam faltando para as palavras que ele queria formar. Depois percebi que ele se interessou pelas letrinhas de papel e comecei a fazer o alfabeto, aí ele pediu as vogais e fui desenhando no papel o que ele pedia. Então comecei a recortar as letras, sempre pedindo para ele me dizer qual era a próxima letra que ele queria que eu recortasse e entregasse à ele. Gente, ele estava muito conectado! Prestando atenção em tudo, respondendo minhas perguntas, pegando e guardando as letrinhas que eu entregava para ele... fiquei impressionada e muito feliz!! Depois fizemos letras beeeeemmm grandes, letras pequenas.... e eu ficava mostrando a diferença entre elas. Daí, de repente ele me mostrou as mãos dele, com as palmas voltadas para baixo, abrindo bem e disse "toca". Eu toquei nas mãos dele. Ele insistiu "toca", então toquei de outra forma e de outra e de outra e de milhares de formas possíveis e imagináveis... E ele o tempo todo me mostrando a mãozinha esticada, dizendo "toca" e tentando me mostrar o que ele queria, só que eu não estava entendendo... E pelo visto, não entendi. Ele pegava na minha mão, como que querendo me mostrar a posição certa, virava ela, puxava pra cima, pra baixo e eu me esforçando pra saber o que ele queria, fazia aperto de mão, fazia "bate aqui!" e batia na mão dele, cruzava meus dedos com os dele, acariciava as mãos dele e... nada!! Ele até se deitou no banco e me deu a mão por debaixo da mesinha, me olhando nos olhos ainda tentando me ensinar o que ele queria e eu nada... chega bateu uma tristeza em mim, por não entender o que ele queria. Alguém tem ideia do que seja?? Bom, apesar disso tudo, eu considero este momento como o momento de MAIOR INTERAÇÃO do dia! Porque enquanto ele tentava me explicar o que queria, ele me olhava bem nos olhos, o tempo todo e tentava falar algo que eu compreendesse e em nenhum momento ele ficou irritado. Ele estava com uma paciência enorme, super calmo! Um coisa bem legal também, foi dele ter pedido para fazer cocô. Fomos pro banheiro, ele fez xixi primeiro, depois fez cocô, pegou a torneirinha e me deu para limpá-lo. Isso foi muito legal mesmo, porque ele nunca mais tinha pedido, só nas duas primeiras semanas que estive com ele. Quem sabe agora ele voltou a solicitar isso?! Tomara! Em um outro momento ele pediu da prateleira as "cores". Eu não sabia o que era, peguei uns cartões com números e cores diferentes (tipo um baralho) e pareceu ser isso. Eu só não soube muito bem como brincar disso com ele... eu separava por cores, por números, fazia sequências numéricas de cada uma das cores... nada parecia ser a brincadeira que ele queria... mas ele ficou o tempo inteiro prestando bastante atenção nas combinações que eu ia fazendo.
Alguém já brincou disso com ele? Acho que o nome do "baralho" é UNO.
Ah, hoje ele me descobriu como potencial "atleta da bola", rsrsrs!
Subiu lá e ficou pulando, pulando, pulando. Eu fiquei que depois nem aguentava levantar os braços, mas em compensação, consegui fazer ele falar váaaaarias vezes uma frase de 3 palavras: "QUERO PULAR ALTO".
E ele falou repetidas vezes, de forma clara e pausadamente. Quando ele falava muito rápido, tipo emendando todas as palavras como se fossem só uma, eu parava ele e só fazia pular de novo quando ele falava cada palavra direitinho. E era o que ele fazia!
Gente, enfim, hoje foi um dia super especial mesmo. Me desculpem pelo texto grande, esta é a primeira vez que escrevo sobre os acontecimentos do quarto da alegria e também sai de lá muito feliz, precisava compartilhar com vocês cada momento vivido!
Abraços à todos!
Naiara

Nenhum comentário:

Postar um comentário